Usuários

ANIVERSÁRIOS
» Consultoria
» Busca Completa

AGENDA

RITMOS MÚSICAIS
» Black Music
» Country
» Dança de Salão
» Eletrônica
» Flash Back
» Forró
» MPB
» Pagode
» Ritmos Latinos
» Rock
» Samba de Gafieira
» Samba Rock
» Sertanejo
» Tango
» Zouk

CATEGORIAS
» 24 Horas
» Balada
» Bar
» Bar e Restaurante
» Buffet
» Café
» Casa de Show
» Casa Liberal
» Casa Noturna
» Churrascaria
» Cinema
» Clube
» Espetinho
» Fondue
» GLS
» Happy Hour
» Karaokê
» Lanchonete
» Open Bar
» Padaria
» Parque
» Peixes e Frutos do Mar
» Pizza
» Pub
» Restaurante
» Snooker
» Teatro
» Videokê


MPB

A Música Popular Brasileira (MPB) é um gênero musical brasileiro. Apreciado principalmente pelas classes médias urbanas do Brasil, a MPB surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova. Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes, os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira. Seus propósitos se misturaram e, com o golpe de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o regime militar, adotando a sigla MPB na sua bandeira de luta.

Depois, a MPB passou abranger outras misturas de ritmos como a do rock e o samba, dando origem a um estilo conhecido como samba-rock, a do música pop e do Samba, tendo como artistas famosos Gilberto Gil, Chico Buarque e outros e no fim da década de 1990 a mistura da música latina influenciada pelo reggae e o samba, dando origem a um gênero conhecido como Swingue.

Apesar de abrangente, a MPB não deve ser confundida com Música do Brasil, em que esta abarca diversos gêneros da música nacional, entre os quais o baião, a bossa nova, o choro, o frevo, o samba-rock, o forró, o Swingue e a própria MPB.

Onde DançarOnde aprender a Dançar
Publicidade